Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária
Aeroporto Internacional Salgado Filho
Coordenação de Meio Ambiente
"Com relação aos mamíferos, as espécies de maior importância são a preá (Cavia
magna) e o ratão-do-banhado (Myocastor coypus), potencialmente sujeitas a manejo.
Como estratégia pró-ativa à normalização das não-conformidades relacionadas à
fauna, em especial à avifauna, muitos aeroportos têm utilizado a Técnica da
Falcoaria como método de manejo de aves nas zonas de risco em seus sítios,
proporcionando maior segurança durante as operações de pouso e decolagem das
aeronaves."
Que aves eles pretendem usar para fazer a captura de mamiferos ? Femoralis ou um Peregrino pode vir a investir nesse tipo de presa?
Etapa 04 – TREINAMENTO AVANÇADO: VÔO SOBRE AS ÁREAS INFESTADAS E
PERSEGUIÇÕES DIRETAS SOBRE AS ESPÉCIES-PROBLEMA
Nesta fase os falcões já deverão estar com condicionamento físico e, atendendo bem
aos comandos do treinador, desta forma poderão ser inseridos em áreas onde
ocorram maiores concentrações de espécies-problema.
Quando da investida do falcão, caso não consiga resultado deverá ser chamado pelo
treinador para uma nova tentativa em outro horário. A duração destes vôos deverá ser
de um ou dois minutos para que não interfiram nas atividades aeroportuárias.
Dois minutos ? Esse e o tempo que um peregrino vai demorar só para poder começar a subir e ganhar altura. Acredito que 2 minutos e um tempo muito curto!
De acordo com as espécies-problema, até então, identificadas no SBPA indica-se que
as espécies de falcões a serem utilizadas são: o Falcão-peregrino (Falco peregrinus)
e Falcão-de-coleira (Falco femoralis).
Em função do porte, características de caça, precedentes de uso em outros
Aeroportos, o Falcão-peregrino deve ser considerado como espécie recomendada
para a realização deste serviço.
Teremos Altenaria?Já que vamos ter Peregrino!!